CityTour Brasil Virtual – Marco Tres Fronteiras #P5

m3f por do sol

 

Saindo do centro da cidade, o Red Bus chega ao Marco das Tres Fronteiras onde fazemos também o primeiro desembarque do CityTour BrasilÉ o atrativo turístico mais antigo da cidade depois das Cataratas. O m3f apenas na década 70 passou realmente a ser um ponto turístico e receber visitação.

redbus#P5 – Marco Três Fronteiras

Depois de passar anos sem receber devida atenção, agora o local é cuidado por uma concessionária que transformou o lugar em uma réplica das antigas Missões Jesuítas que existiram na região durante os séculos XVI e XVII e tendo como ponto principal na praça central o obelisco erguido em 1903.

m3f

Inaugurado em 20 de Julho de 1903. Foi erguido para celebrar a demarcação definitiva das fronteiras Brasil – Argentina. Que por sinal foi a última do Brasil a ser demarcada com outros países da América do Sul. Mas essa é a parte mais conhecida e famoso do M3F. Até ser feita a demarcação da fronteira muita coisa aconteceu.
Como diria o Kaká, senta que lá vem história.
A Questão de Palmas
Após a Guerra do Paraguai, Brasil e Argentina começaram a discutir sobre seus limites e fronteiras. Com base no tratado de Madri de 1750, a Argentina reivindicava a região Oeste dos atuais Paraná e Santa Catarina onde no passado ficavam localizadas algumas das Missões Jesuítas espanholas. Em 1885 foi firmado então um acordo colocando toda a região em litígio (controvérsia) e uma comissão mista foi formada para discussão e estudo da região.

m3f 3

A parte brasileira era liderada por Guilherme S Capanema, o Barão de Capanema e tinha tbm um general chamado Dionísio Evangelista de Castro Cerqueira. Antes do acordo e preocupado com uma possível ocupação argentina, Dom Pedro II mandou fundar colônias militares na região para mostrar ocupação por parte do Brasil: colônia militar de Chapecó 1882, colônia militar do Chopin tbm 1882 e depois colônia militar do Iguassu em 1889 (atual Foz do Iguaçu).
Com a proclamação da República em Novembro de 1889, Quintino Bocaiúva, entao ministro Relações Exteriores assinou o Tratado de Montevidéu (25 Janeiro 1890), que dividia a região em discussão entre Brasil/Argentina e acabava com o litígio. Mas o Congresso Nacional do Brasil não ratificou os termos dizendo que o ministro tinha extrapolado suas funções e feito demasiadas concessões territoriais aos argentinos.
Isso tudo então foi levado ao arbitramento, onde uma pessoa ou entidade decide pelo veredito. Nesse caso foi um país escolhido – Estados Unidas da América e seu presidente Grover Cleveland.

Colonias Militares do Chopin e Chapecó

Colonias Militares do Chopin e Chapecó

Nosso advogado nesse história foi José Maria da S. P. Jr ou Barão do Rio Branco, escolhido pelo presidente na época Floriano Peixoto.
A disputa começou por dúvidas de quais eram os rios que formavam as fronteiras? Total da área disputada era de 30mil km2, inda da fronteira atual até próxima a cidade de Palmas (PR) e descendo até o Sul de SC no Rio Uruguai. Barão Rio Branco apresentou a defesa do Brasil baseada em documentos reunidos em seis volumes: A questão de limites entre o Brasil e República Argentina.
Em 1895 saiu o laudo inteiramente favorável ao Brasil, definindo as fronteiras pelos rios Peperi-Guaçu e Santo Antônio,ambos afluentes do Rio Iguaçu e todos eles então marcando de forma natural a divisa entre Brasil e Argentina. Nesse ano de 1895, o chanceler brasileiro já era Dionísio Cerqueira e foi ele quem assinou o tratado.

Dionísio_Evangelista_de_Castro_Cerqueira

Em 1903 já como ex-ministro Relações Exteriores e ex-chanceler, Dionísio Cerqueira foi convidado para colocação do M3F na nossa cidade e do lado argentino. Dionísio tem seu nome gravado em uma das faces do Marco do Brasil. Existem mais de 310 marcos ao longo de toda fronteira Brasil/Argentina.
Quase todos os personagens dessa disputa são hoje tbm nomes de ruas em Foz. Alguns viraram nomes de cidades como Dionísio Cerqueira (SC), Clevelândia (PR) em homenagem ao presidente americano(PR) e Capanema (PR).

Quer saber mais sobre M3F?? Daí vc terá nós visitar pessoalmente e fazer os nossos City Tours.

✌️😁🚍 Bip bip

Obs.: Imagens e fotos utilizadas neste texto foram retiradas de sites públicos na internet. Todos os créditos aos autores das mesmas. Se você é ou conhece o autor das imagens, informe-nos para que possamos creditá-la.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *