Desmistificando: Mesquita Islâmica

Quando se trata de templos religiosos, sempre surgem algumas dúvidas. “O que pode?”; “O que não pode?”; “O que dá pra fazer?”. E talvez o islamismo seja uma das crenças mais “mal interpretadas” em terras ocidentais.

Por isso, hoje, vamos esclarecer algumas questões sobre a Mesquita Islâmica de Foz do Iguaçu, pra você ver que é um lugar bem tranquilo, curioso e lindo.

Fotos divulgação - Clickfoz
Todos tem livre acesso à Mesquita?
Sim. Se você for visitar o templo em caráter turístico, você pode ir de segunda à sábado de manhã. Sábado a tarde e domingo, a Mesquita é fechada. Se você tiver curiosidade para ir a uma celebração religiosa, também é permitido.

Mulheres podem entrar na Mesquita Islâmica?
Sim, sem problemas. Mas existem duas condições: 1) Meninas e mulheres precisam vestir um véu, cedido no próprio local, para cobrir cabelos e ombros. 2) Não é permitido saia, vestido ou shorts curtos, então, aconselhamos que vá de calça. Mas, se por acaso, você esquecer desse detalhe – ou estiver muito quente para usar calça – não tem problema: Temos algumas saias longas para emprestar. E, olha: Vai ficar linda, linda.

mesquita interior

Posso andar livremente pela Mesquita?
Não. Terá um espaço delimitando até que ponto a visitação turística é permitida.

E se eu tiver perguntas sobre o lugar e a religião?
Não se preocupe! Dentro da Mesquita sempre tem alguém para dar informações e esclarecer questões sobre o islamismo. Eles também oferecem materiais (gratuitos) para você ler e se informar ainda mais sobre o islã.

2

Qual é o nome da Mesquita?
Mesquita Omar Ibn Al-Khatab. Depois de Maomé (ou Mohammed), o profeta no islamismo, Omar é o segundo nome mais importante na religião, conforme crenças Sunitas.

A Mesquita é Xiita ou Sunita? E qual a diferença entre as duas denominações?
A Mesquita Omar é Sunita. A explicação para a diferença entre Xiitas e Sunitas é um pouco longa e históricas, mas vamos tentar resumir:

O islã se dividiu nesses dois grupos após a morte de Maomé. Além de disputas políticas, já que as duas ordens discordavam em quem deveria assumir o posto de líder religioso, xiitas e sunitas também se diferem pela interpretação do Alcorão, o livro sagrado.

Enquanto Xiitas conservam as tradições e acham que os líderes religiosos devem ser da linhagem familiar de Maomé, os Sunitas adotaram a Suna, livro que conta a trajetória de Maomé. Esse grupo representa cerca de 80% da comunidade islâmica no mundo.

ramadã_leila (1)

Foto: Leila Gessing

Só existe mesquita Sunita em Foz?
Não, também temos uma mesquita Xiita, mas ela não é aberta ao público. Entretanto, em Foz do Iguaçu, não há qualquer disputa entre os grupos. Aqui, todos vivem em harmonia e sem brigas.

Tem mais perguntas sobre a Mesquita? Deixe nos comentários!

 

One comment

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *