O padre, a igreja e os infortúnios
Quem passa pela Igreja São João Batista, no centro de Foz do Iguaçu, nem imagina os perrengues pelos quais ela passou até ficar do jeito que está hoje.
Foto: Rafael Guimarães
Nos primeiros anos de município, havia apenas um padre por aqui, chamado Guilherme. E, por um certo tempo, ele foi a autoridade máxima na cidade, já que prefeito e delegado fugiram da Coluna Prestes, que se instalou na Terra das Cataratas por alguns meses.
Quando os militares da Coluna seguiram rumo, o Padre quis comemorar, além de atrair as pessoas de volta para Foz – muitos acompanharam o prefeito e o delegado. E, para isso, resolveu fazer uma grande festa na igreja.
Porém, foi nessa festança que aconteceu o primeiro infortúnio: Um dos fogos de artifícios das comemorações acertou o telhado da paróquia, resultando num grande incêndio!
Passado o susto (que não foi nada pequeno!), a igreja precisava ser reconstruída. Poderia ter sido rápido, não fosse um erro de cálculo… É, lá vem o perrengue número 2 do Padre Guilherme:
Na fase final da obra, quando foram colocar o sino na torre, tudo veio abaixo! Esqueceram de calcular o peso do ornamento e a construção não resistiu. Tiveram que começar praticamente do zero (outra vez).
Mas, depois disso, deu tudo certo. A igreja passou por uma reforma recentemente e, hoje, está em perfeitas condições!
Reserve o City Tour de Foz do Iguaçu com 10% de desconto através do site www.citytourfoz.com.br