CityTour Brasil Virtual – Avenida Brasil #P1

avenida-brasil-foz-do-iguacu

Enquanto as coisas não retornam ao normal para podermos viajar e turistar novamente, vamos realizar um tour virtual por Foz do Iguaçu. A ideia desse city virtual é contar algumas curiosidades extras sobre os pontos importantes da cidade, coisas que devido ao tempo do passeio acabam ficando de fora das explicações dadas pelos guias. Os citys são realizados sempre no Red Bus igual esse aí da foto abaixo e sempre com guias que ao longo do trajeto contam histórias de Foz e seu desenvolvimento. O CityTour Brasil faz 03 paradas principais – Marco Três Fronteiras, Mesquita e Templo Budista. E passa em frente a outros locais importantes da cidade.

redbus

 

#P1 – Avenida Brasil
O citytour Brasil inicia na nossa avenida Brasil.
Conta se que foi primeira avenida de todo oeste do Paraná. Com passar dos anos tornou se a principal avenida de Foz. A princípio era conhecida também por Rua Botafogo, pois era toda de terra e em dias chuvosos nas partes de ladeiras, diziam que somente “botando fogo 🔥 nas pernas” pra andar naquelas áreas 😆.

Avenida Brasil ainda de terra - Desfile Militar

Avenida Brasil ainda de terra – Desfile Militar anos 30

 

Ela já teve duas pistas, mas para facilitar o comércio tornou se mão única. Quase todo comércio no incio se concentrava na Avenida Brasil.

Avenida Brasil - Pista Dupla

Avenida Brasil – Pista Dupla

Ali por exemplo surgiu o primeiro grande cinema chamado Cine Star em 1951. O primeiro filme exibido foi “A Rainha do Nilo”. Eram sessões diárias, nas quartas e sábados a tarde eram exclusivas para os militares. Os filmes eram trazidos de ônibus e por isso demoravam a chegar. Cinema fechou as portas em 1980.

Cine Star

Cine Star

Cartaz do filme - A Rainha do Nilo

Cartaz do filme – A Rainha do Nilo

Perto do Cine Star existia também uma torre de 15 a 20 metros onde funcionou o primeiro sistema de comunicação da cidade com auto falantes para divulgação de notícias e outras coisas em geral. Programação começava sempre as 18h com a Ave Maria, seguido de músicas, propagandas e recadinhos amorosos. Os locutores faziam o serviço de graça.
Na Avenida Brasil foi construído nosso primeiro hotel, chamado Hotel Brasil. O apelido do hotel na época era “balança mais não cai”. Nesse hotel uma pessoa muito famosa e importante do Brasil se hospedou – Santos Dumont. Mas essa parte da história se quiser saber mais, vocês terão que visitar Foz e fazer nosso City Brasil.

✌️😁🚍 Bip bip

Obs.: Imagens e fotos utilizadas neste texto foram retiradas de sites públicos na internet. Todos os créditos aos autores das mesmas. Se você é ou conhece o autor das imagens, informe-nos para que possamos creditá-la.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *