citytour Brasil virtual – Templo Budista #P10

templo-budista

Chegamos a parada final no nosso City Tour Brasil Virtual. Saímos do centro onde mostramos a parte histórica de Foz, fomos a parte Sul e antiga da cidade, conhecemos a Mesquita de volta ao centro e agora chegamos ao Norte. É onde está localizado o Templo Budista.

redbus

#P10 – Templo Budista Chen Tien (Ep.01)

O templo é chinês. Foi inaugurado em 1996. Logo ao entrar vocês encontram o Buda do Futuro e na frente dele quatro estátuas cinzas que são os Guardiões Celestiais:
São responsáveis por proteger o mundo, os seres de seus sofrimentos e punir o mal. Cada um é associado a uma direção, estação, animal e elemento.
Recebem diferentes nomes conforme o país. No templo de Foz eles são:

templo 2

#Dhatarastra – Leste. Primavera.Madeira.Dragão Azul. Segura uma sitra que representa caminho do meio, equilíbrio. Pois o som harmônico só é possível com equilíbrio das cordas. Ele é conhecido no Japão por Jikokuten

templo 3

#Virudhaka – Sul. Verão. Fogo. Pássaro Vermelho. Segura uma espada que representa sabedoria, pois sem sabedoria você pode ferir a si mesmo. Sabedoria também elimina a ignorância e acaba com a ilusão. Ele é conhecido no Japão por Zochoten.

templo 4

#Virupaksa – Oeste. Outono. Metal. Tigre Branco. Segura uma cobra que representa adaptabilidade a vários ambientes e força. Relacionado também a consciência. No Japão é conhecido por Komokuten.

templo 1

#Vaisravana – Norte. Inverno. Aguá. Tartaruga Negra. Segura um guarda chuva que representa proteção. Na outra mão a pagoda que representa casa dos tesouros divinos. O maior tesouro é o Dharma, ensinamentos de Buddha que ele divide com os merecedores. Considerado mais poderoso dos quatro. No Japão é conhecido por Tamonten.

Ao fundo nós temos a famosa estátua do Buda Deitado. Mas na frente dela existem outras duas estátuas, são os Guardiões do Buda chamados de Agyou e Ungyou:

templo

*Agyou – também chamado Vayrapari. O “portador de raios” que simboliza o poder de Buda. Sempre com boca aberta e pose de ataque. Ele é muitas vezes representado com características do deus grego Hércules.

templo 5

*Ungyou -também chamado de Manjusri da agradável glória. Simboliza a sabedoria de Buda. Sempre porta uma espada que simbolicamente corta a ignorância e revela a verdade. Também simboliza aquisição de sabedoria. Normalmente de boca fechada e pose defensiva.

No Japão boca fechada representa “a” primeiro fonema japonese. Boca aberta “un”, o último fonema. Significa vida e morte, começo e fim.
Dizem também que boca fechada abriga bons espíritos e boca aberta espanta os maus.
Como diz o nosso ditado popular então:
“Boca fechada não entra mosquito”

Quer saber mais? Daí você terá que nos visitar e passear conosco no Red Bus.

✌️😁🚍 Bip bip

Obs.: Imagens e fotos utilizadas neste texto foram retiradas de sites públicos na internet. Todos os créditos aos autores das mesmas. Se você é ou conhece o autor das imagens, informe-nos para que possamos creditá-la.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *