CityTour Brasil Virtual – Mesquita Muçulmana #P8

mesquita

Chegamos com o nosso CityTour Brasil virtual a segunda parada no passeio: Mesquita.

A cidade de foz do Iguaçu possui atualmente a segunda maior comunidade muçulmana do Brasil. São mais de 26mil vivendo na cidade, o que representa praticamente 10% da população.

redbus

#P8 – Mesquita 🕋🕌

Inaugurada em 23 de março 1983, recebeu o nome de Omar Ibn Al-Khatab, o segundo dos califas (líder) após a morte de Maomé. Essa é a mesquita sunita da cidade. A mesquita em Foz possui duas grandes torres de 15m onde estão instalados auto-falantes e cinco vezes ao dia se escuta o chamado para as orações. No topo das torres assim como no alto da cúpula da Mesquita, existe uma Lua. Muçulmanos dentro da religião usam os calendário lunar, sendo este 11 dias mais curto que o calendário gregoriano usado pelos cristãos. Atualmente os muçulmanos estão no ano 1441, pois a contagem começou no ano 622 com a Hegira (fuga Maomé de Meca para Medina).

Mesquita Omar Ibn Al-Khattab

Mesquita Omar Ibn Al-Khattab

Sua arquitetura tem como base a Mesquita de Al- Aqsa, em Jerusalém. Essa de Jerusalém é também chamada Mesquita Domo da Rocha e data do séc VII. Segunda a tradição muçulmana foi lá onde Maomé subiu aos céus. Também segunda a tradição, é o local onde está a rocha preparada por Abraão, pai das religiões monoteístas, para o sacrifício de seu filho Isaac, sendo então um local sagrado para cristãos, judeus e muçulmanos.
A nossa mesquita por um tempo teve inclusive sua cúpula pintada de dourada como a de Jerusalém.

Mesquita Domo da Rocha - Jerusalém

Mesquita Domo da Rocha – Jerusalém

Mesquita não é um nome árabe. Esse era o nome usado pelos espanhóis para se referir aos locais sagrados dos mulçumanos. O nome em árabe é “Masjid” (prostrar-se).
No interior da Mesquita são dois pisos. Cabem algo em torno 800 pessoas no interior. Não possui imagens, a decoração é feita apenas com versículos do Alcorão nas paredes. Normalmente em uma das paredes existe uma tv mostrando imagens da cidade de Meca (Arábia Saudita) e da Sagrada Grande Mesquita, o local mais sagrado para os mulçumanos e para onde eles se voltam durantes as suas cinco orações diárias.
No interior da Grande Mesquita existe a Caaba, que é um grande cubo coberto por tecido de seda negro com escritas douradas dos Alcorão feitas em fios de ouro. Em uma das pontas da Caaba esta a Pedra Negra, a relíquia mais sagrada do Islã.

Sagrada Grande Mesquita - Arabia Saudita

Sagrada Grande Mesquita – Arabia Saudita

Segundo a tradição, essa pedra é um presente de Deus aos homens dada a Adão e mais tarde redescoberta por Abraão. No interior da Caaba segundo relatos existe um local marcado pelas pegadas de Abraão quando ele realizava suas orações. Foi este então o local da construção do primeiro templo de adoração Deus.
Normalmente observa-se os muçulmanos fazendo voltas ao redor da Caaba. São sete voltas feitas ao chegar e sair do local. Essas voltas estão relacionadas ao ato de desespero de Agar e as caminhadas em busca de água para seu filho, Ismael (filho de Abraão), quando estavam no deserto. Os árabes consideram- se descendentes de Ismael.

Extras: durante a parada na mesquita, você também pode conhecer a Doceira Albayan (doces) e a Loja Kappadokia (artesanato árabe).

Quer saber mais? Daí você terá que nos visitar e passear conosco no Red Bus.

✌️😁🚍 Bip bip

Obs.: Imagens e fotos utilizadas neste texto foram retiradas de sites públicos na internet. Todos os créditos aos autores das mesmas. Se você é ou conhece o autor das imagens, informe-nos para que possamos creditá-la.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *