CityTour Brasil Virtual – Colégio Bartolomeu Mitre #P4

mitre

A nossa #P3 foi a Igreja São João Batista. A igreja está localizada em uma avenida bastante movimentada, com muitos bares e restaurantes. Nessa avenida também encontra-se outro símbolo de Foz do Iguaçu, o Colégio Bartolomeu Mitre.

redbus
#P4 – Colégio Est. Bartolomeu Mitre

Reconhecido como patrimônio histórico de Foz, foi fundado em 1927. Na época foi batizado de Grupo Escolar Dr. Caetano Munhoz da Rocha, governador do Paraná naquele período. Sua primeira sede ficava em frente à Igreja São João Batista.

Colégio Bartolomeu Mitre - Primeira sede

Colégio Bartolomeu Mitre – Primeira sede a direita na foto. Ao fundo no alto Casa Paroquial

As aulas iniciaram em janeiro 1928. Na década de 50, mudou o nome para Grupo Escolar Bartolomeu Mitre, em homenagem ao general, político, escritor argentino que durante a Guerra do Paraguai impediu que tropas paraguaias invadissem o território brasileiro a oeste do estado do Paraná onde esta a cidade de Foz do Iguaçu.
Nesse período o colégio mudou-se para sede atual na Av. Jorge Schimmelpfeng.

Colegio Est. Bartolomeu Mitre

Colégio Estadual Bartolomeu Mitre

O nome da avenida é uma homenagem ao primeiro prefeito da cidade. Foi ainda na sua gestão que o colégio foi fundado.
Schimmelpfeng foi coronel do exercito e comandou a cidade por 10 anos de 1914 a 1924.

Na época eram mandatos de cinco anos e os prefeitos eram escolhidos pelos militares. Além de prefeito era comerciante de erva mate, grande pioneiro na área de turismo e hotelaria, construiu o primeiro grande hotel nas Cataratas do Iguaçu, chamado Hotel dos Saltos.
Em 2019, o colégio foi convertido no primeiro Colégio Militar de Foz do Iguaçu, sendo agora administrado pela Policia Militar do Paraná.

Bartolomeu Mitre - Jorge Schimmelpfeng

Bartolomeu Mitre – Jorge Schimmelpfeng

 

Gostou? Quer saber mais? Estamos te esperando no CityTour Brasil.

✌🏽😁🚍 Bip Bip

Obs.: Imagens e fotos utilizadas neste texto foram retiradas de sites públicos na internet. Todos os créditos aos autores das mesmas. Se você é ou conhece o autor das imagens, informe-nos para que possamos creditá-la.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *