citytour brasil virtual – Colégio Agrícola e 34°Bat. Exército #P7

Centro Estadual de Educação Profissional Manoel Moreira Pena.

Retornando ao centro, no caminho, o Red Bus passa por um prédio pintado de verde. Ao lado do prédio, pequenos sobrados pintados de branco e azul.

É o nosso Colégio Agrícola.

redbus

#P7 – Colégio Agrícola e 34°Bat. Exército

Esse tipo de colégio surgiu no Paraná na década de 50 para ajudar o desenvolvimento da agricultura do estado. Oferecem cursos técnicos, alguns de forma integral, contando inclusive com dormitórios para alunos que não moram em Foz.
Foi chamado a princípio Escola dos Trabalhadores Rurais Dr. Ernesto Luiz de Oliveira. Em 1962 mudou o nome para Manoel Moreira Pena. Atualmente tem denominação de Centro Estadual de Educação Profissional Manoel Moreira Pena.

Centro Estadual de Educação Profissional Manoel Moreira Pena.

Centro Estadual de Educação Profissional Manoel Moreira Pena.

Além da área agrícola e pecuária, ao longo dia anos já ofereceu cursos de Economia Doméstica, Magistério, Zoonoses e Química.
Oferece agora também o curso Técnico de Guia Turismo Regional.
Onde está o colégio, é originalmente o ponto zero de Foz do Iguaçu. Ou deveria ser. Foz do Iguaçu está no local errado.
A cidade foi fundada como Colônia Militar do Iguassu em 1889.

34 Batalhão de Infantaria Motorizado. Foto: Revista 100Fronteiras

34 Batalhão de Infantaria Motorizado. Foto: Revista 100Fronteiras

 

Quando militares chegaram havia uma ordem para contar 04km a partir do M3F, a partir da foz do Rio Iguaçu. Onde está o colégio existe um pequeno riacho conhecido por “Pé Feio” que serviria para abastecer as tropas. Ali deveria ser erguido uma torre de observação, alta suficiente para ver as fronteiras.
No entanto, a expedição chegou em Novembro na nossa região. Um mês seco e muito quente. Quase não havia água no riacho e então decidiu se procurar outro local.
O local com água encontrado é onde está agora o exército no centro da cidade atualmente. Ali existe outro pequeno rio chamado Monjolo.

Colonia Militar do Iguassu

Colônia Militar do Iguassu

Nesse ponto então foi estabelecida a colônia militar. A mudança era pra ser provisória. Mas uma estranha doença contraída pelo Tenente José Batista da Costa Jr., então comandante da colônia, fez ele ser mandado de volta a Curitiba. Até a chegada de seu substituto a colônia ficou no local e ali permaneceu.
Alguns contam que tal doença era o que chamamos de “berne” dessas moscas do mato. Uma morador local conseguiu extrair o tal bicho, mas igual o tenente foi transferido para melhores cuidados.
Um posto telégrafo e uma delegacia de rendas foram abertos em 1906 junto a colônia. E um pouco antes iniciou se a distribuição de terras aos colonos interessados para povoar a região.

agri 1
Em 1912 a colônia foi considerada cumprida e passamos a pertencer ao Estado do Paraná. O exército se retirou da região depois de 1912. Voltando apenas em 1932 como 1° Companhia Isolada de Fronteira e instalando se no mesmo local da antiga colônia.

Em 1914 somos promovidos a município e no dia 10 junho assume nosso primeiro prefeito: Jorge Schimmelpfeng. Essa companhia se torna mais tarde o que hoje chamamos de 34° Batalhão de Infantaria Mecanizado.

Quer saber mais? Então você terá nós visitar e fazer nossos City Tours.
✌🏽😁🚍

 

Obs.: Imagens e fotos utilizadas neste texto foram retiradas de sites públicos na internet. Todos os créditos aos autores das mesmas. Se você é ou conhece o autor das imagens, informe-nos para que possamos creditá-la.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *