citytour argentina virtual – Victoria Aguirre e Marta Schwarz #P03

O Redbus após visitar o La Aripuca segue em direção ao centro da cidade de Puerto Iguazu. No caminho o ônibus percorre uma avenida chamada Victoria Aguirre e passa também em frente ao único hospital da cidade chamado Martha Schwarz. Mas quem foram essas mulheres?
Com certeza foram as duas mulheres mais importantes na historia da cidade.

redbus#P3 – Victoria Aguirre e Martha Schwarz
No ano de 1901 as visitas as cataratas ainda eram raras. Pelo lado do Brasil havia uma pequena trilha na mata até o local, no entanto, as cataratas do lado brasileiro estavam dentro de uma propriedade privada. Pelo lado argentina a mata era extremamente densa, tornando o acesso impossível.

Propriedade Jesus Val (Puerto Iguazu)

Propriedade Jesus Val (Puerto Iguazu)

No entanto, era de interesse do governo argentino desenvolver o turismo na região e com a Judá da empresa naval Mihanovich, organizam a primeira viagem turística as cataratas saindo desde Buenos Aires. Vale lembrar que não havia aviões e nem estradas para chegar a essa região. Maneira mais rápida era de barco pelo Rio Paraná que depois de passar por Foz do Iguaçu vai formar em Buenos Aires o famoso Rio da Prata. Uma viagem de 02mil km e contra a corrente, ou seja, podia levar meses ate chegar a nossa região.
Em agosto de 1901 chega à região essa expedição. Entre os turistas estava uma senhora chamada Victoria Aguirre Anchorena. Após varias tentativas fracassadas pelo meio do mato pra chegar ás cataratas, a expedição retorna então a Buenos Aires sem que os turistas tenham visitado as quedas.

VictoriaAguirreAnchorena2 Victoria
Victoria Aguirre era de uma família rica de Buenos Aires. Foi poetisa, colecionadora de arte e pintora. Teve inclusive suas obras expostas na época no Teatro El Ateneo que hoje abriga a famosa livraria El Ateneo. Desde muito cedo ela foi acostumada a fazer doações a várias causas nobres e instituições como hospitais, escolas, etc.
Tendo em vista a frustração de não conhecer as cataratas, ela doa a quantia de P$3.000 ao povoado da região na fronteira, que junto a outros P$5.000 já arrecadados, tornam se suficiente para que uma estrada de terra seja aberta na mata desde o pequeno porto no rio até as Cataratas do Iguaçu do lado argentino. O dia da doação, 10 setembro de 1901, é decretado como dia da fundação da cidade, na época batizada de Puerto Aguirre em sua homenagem. A cidade em 1952 foi rebatizada de Puerto Iguazú, mas a estrada aberta que hoje é a principal avenida da cidade, preserva o nome Victoria Aguirre.

Primeira Trilha de Acesso - Cataratas Argentina

Primeira Trilha de Acesso – Cataratas Argentina

Apesar da abertura da estrada e inicio do turismo na cidade, na década de 40 Puerto Iguazú seguia como um pequeno vilarejo no meio da mata com apenas 05mil habitantes. A maior parte deles trabalhava em plantações e por isso era comum serem mordidos por cobras e a malária foi comum na vida de vários habitantes da região e causadora da maior parte dos óbitos na época. O primeiro hospital surgiu em 1947 , no entanto, contava apenas com enfermeiros.

Marta Schwarz

Mas em 1948 as coisas começam a mudar com a chegada de uma moça chamada Marta Teodoro Schwarz. Nascida em Buenos Aires em 1915 e formada em medicina pela Universidade Nacional de Córdoba com especialização em farmácia, cirurgia e pediatria. Com a sua mãe, ela muda se para Posadas primeiramente antes chegar a Puerto Iguazú. Tornado se a primeira medica‍⚕️ e mudando por completo a vida naquela cidade.Ao chegar logo se preocupou com o grande numero de casos de malária. Sem perder tempo, começou os atendimentos no hospital. Trabalhava quase 24h por dia. Andava de cavalo, cruzava os rios de canoa para Foz e Puerto Franco-Py, atendia até mesmo na madrugada se necessário. Calcula se que ajudou no parto de mais de 2mil crianças na fronteira. Solicitou e conseguiu treinamento em enfermagem na cidade de Posadas para pessoas da região da fronteira que queriam ajudar. Logo tornou se diretora do hospital e ganhou apelido de “O Anjo da Selva” . Seu trabalho foi reconhecido também pelo governo que a nomeou subsecretaria da Saúde e Ministra da Saúde Publica do estado de Misiones em 1963. Sendo a primeira e única mulher até então a exercer o cargo. Representou a Argentina e os países das três fronteiras na ONU e OEA.

Martha Schwarz em frete ao Hospital

Decidiu retirar se dos cargos públicos no final de 1963 para dedicar se apenas ao povo da região na fronteira. Após deixar o hospital, atendeu de forma gratuita numa pequena sala de sua casa que esta localizada em frente ao hospital até os dias atuais. Veio a falecer em 29 de março de 2005.
O hospital de Puerto Iguazú foi rebatizado de Marta Schwarz – A anjo da Selva.

✌️😁🚍 Bip bip

Obs.: Imagens e fotos utilizadas neste texto foram retiradas de sites públicos na internet. Todos os créditos aos autores das mesmas. Se você é ou conhece o autor das imagens, informe-nos para que possamos creditá-la.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *