Citytour Argentina Virtual – Ponte Tancredo Neves #P01

ponte tancredo 1

Atualmente o Iguassu Citytour conta com cinco rotas pela cidade. Terminamos o nosso City Brasil e agora partimos então para o lado argentino das três fronteiras. O CityTour Argentina, assim com o City Brasil, faz três paradas durante o passeio: La Aripuca, Marco das Tres Fronteiras (lado argentino) e finaliza na famosa Feirinha.Mas para chegar do outro lado temos que cruzar o Rio Iguaçu. O que conecta o Brasil a Argentina aqui em Foz é a Ponte Tancredo Neves.redbus

#P1 – Ponte internacional Tancredo Neves

O inicio do City Argentina também ocorre na Avenida Brasil, exatamente no mesmo local do City Brasil. São aproximadamente 06km até a fronteira. Após os tramites migratórios do lado brasileiro, o Redbus segue então para cruzar a Ponte Tancredo Neves.
A intenção de construir a ponte foi assinada pelos países em 1972. Depois disso nada mais foi feito e o projeto ficou engavetado ate 1979 quando foi reaberto e formada uma comissão mista para discutir a construção. Foram necessárias 06 viagens a Brasília e mais 05 a Buenos Aires até os trabalhos começarem em 1983. No final de 1985, em novembro, a ponte foi inaugurada.

tancredo 6

O nome escolhido foi Ponte Internacional da Fraternidade. Ops. O nome era para combinar com a Ponte da Amizade existente entre Brasil/Paraguai. Mas em Abril de 1985, meses antes da inauguração, morre o presidente eleito Tancredo Neves. Ele seria o primeiro presidente após o fim da ditadura militar no nosso país. Quem acabou sendo empossado foi seu vice – Jose Sarney.
Com isso, os dois países decidem mudar o nome da ponte, batizando ela então de Ponte Internacional Tancredo Neves. São 489 metros de extensão, 72 metros de altura e 16 metros de largura. Foram necessários 03 anos para conclusão.

tancredo 3
Cada país ficou responsável por construir sua metade. No entanto, ao chegar no centro para a ligação havia uma diferença de 40cm de altura entre dois lados. Para resolver o impasse foram colocados pesos nas extremidades que ainda não estavam ligadas as margens, fazendo assim os lados ficarem iguais para conexão. Outra curiosidade, a ponte é oca. É possível caminhar no seu interior. Isso foi projetado para facilitar as manutenções necessárias nas juntas de dilatação.

tancredo 2
A aduana para migração no projeto original deveria ficar na cabeceira da ponte do lado argentino. A mudança aconteceu devido à má experiência ao longo dos anos com a Ponte da Amizade. No inicio também ouve discussões quanto à cobrança de pedágio para carros, ônibus e vans por cruzar a ponte por parte dos argentinos, além da intenção de não permanecer com a ponte aberta 24h por dia.
Após 35 anos e várias discussões, ela ainda segue firme e forte ligando Foz do Iguaçu/BRA e Puerto Iguazu/ARG.

 

✌️😁🚍 Bip bip

Obs.: Imagens e fotos utilizadas neste texto foram retiradas de sites públicos na internet. Todos os créditos aos autores das mesmas. Se você é ou conhece o autor das imagens, informe-nos para que possamos creditá-la.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *