citytour argentina virtual – La Aripuca #P02

aripuca 7

Após passar a Ponte Tancredo Neves, o Redbus chega a primeira parada do passeio. Um local diferente de tudo que você já viu. Uma enorme e imponente estrutura feita toda de madeira chamada – La Aripuca

redbus#P2 – La Aripuca

Começando pelo nome do local que é uma referencia ao que chamamos de “arapuca”. Uma espécie de armadilha utilizada pelos índios guaranis para capturar animais. Esse método de caçar não machuca o animal, permitindo aos índios libertar os bichos caso julguem eles inapropriados para o abate, filhotes por exemplo.
No caso do atrativo, foi construída uma arapuca gigantesca com 17 metros de altura e mais de 500 toneladas no total somando todos os troncos utilizados. Os troncos são de 30 espécies de arvores nativas da nossa região. Vale ressaltar que nenhum dos troncos de arvores presentes na armadilha gigante foi cortado apenas para este fim. Os troncos foram doados e resgatados de fazendas locais onde já se encontravam caídos, muitos de forma natural. Alguns também foram comprados de madeireiras antes que fossem cortados em partes menores.

la aripuca 1
Em 1997 a família se tornou proprietária do local atual onde esta o La Aripuca. A construção levou mais 04 anos para iniciar. Nesse período, os troncos foram chegando ao local. Foram necessários mais de 10 caminhões e uma dúzia de pessoas pelo menos trabalhando no preparo e manejo de tudo conforme os troncos foram sendo empilhados. Uma Araucária ou Pinheiro do Paraná é o maior e mais pesado dos troncos que compõe a arapuca. São 27m comprimento e 37 toneladas. Do local onde estava até Puerto Iguazu foram 200km de translado, levando pouco mais de uma semana para chegar. Essa Araucaria foi derrubada por um raio e tinha mais de 500 anos de idade.

aripuca 5    la aripuca 2
O primeiro tronco a ser posicionado foi a chamada “Espinho de Cristo – Gleditsia amorphoides” . Um tronco com aproximadamente 300 anos.
O mais difícil e complicado foi o translado dos troncos, pois a construção em si, levou apenas 27 dias para estar em pé (sem o teto). Com a estrutura principal pronta, começou então a construção do portão de entrada. Os três exemplares usados no portal de entrada somam mais 1500 anos de idade.

aripuca 4
Em 15 julho de 1998 o La Aripuca é inaugurado, tendo como objetivo principal a conscientização das pessoas para preservar o meio ambiente em geral, ou estaremos criando uma grande arapuca para o nosso futuro.

✌️😁🚍 Bip bip
📷 La Aripuca

Obs.: Imagens e fotos utilizadas neste texto foram retiradas de sites públicos na internet. Todos os créditos aos autores das mesmas. Se você é ou conhece o autor das imagens, informe-nos para que possamos creditá-la.

😁

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *